Quem Somos

PRESIDENTE
 
A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição – SBAN é uma sociedade civil de cunho científico, multiprofissional, sem fins lucrativos, fundada em 31 de julho de 1985, com a missão, de “estimular e divulgar conhecimentos no campo da alimentação e nutrição, bem como, estabelecer posicionamento sobre assuntos relacionados às essas áreas”.
É a Sociedade Científica representante do Brasil (Adhering Body) na International Union of Nutritional Sciences – IUNS desde 1997 e a partir de 2015 Affiliate Membership da American Society for Nutrition – ASN.
Tem voto no CNPq para a formação dos Comitês Assessores de Saúde Pública e Nutrição e de Tecnologia de Alimentos, bem como para a formação da Coordenação de Área de Pós-Graduação em Saúde Pública e Nutrição da CAPES.

Publicações
Desde 1990 possui revista científica, atualmente Nutrire Journal, online, editada pela Springer. Em 2017, lançou a Série SBAN, editada pela Manole, na qual cada volume enfoca assunto atual e de interesse para as áreas em questão. Inclui-se Documentos Técnicos e Position Statements.

Quadro Associativo
Seu quadro associativo compreende Empresas (PJ) relacionadas com as áreas de Alimentos e Nutrição e com notório comprometimento ético para com a sociedade consumidora; e pessoas físicas (PF) como graduandos, pós-graduandos e profissionais de Medicina, Nutrição, Farmácia e Bioquímica, Enfermagem, Educação Física, Pedagogia que exercem funções na Academia (docência e pesquisa), em Nutrição (consultórios, hospitais, clubes, academias), Saúde Pública (merenda escolar, creches, orfanatos, asilos e programas oficiais), Indústria (áreas regulatória e científica, comunicação em saúde, pesquisa e desenvolvimento e assuntos externos).

Para a População
Para a informação nutricional correta da população em geral, mantem coluna mensal “Alimente-se com Ciência” no Blog da Revista Saúde da Ed. Abril; e vídeos veiculados no canal da SBAN no YouTube (http://www.youtube.com/channel/UCJ7twyb3OImSS8), presentes no site da SBAN, ABIA, ITAL, entre outros. Ainda, é fonte de referência para a mídia escrita e eletrônica, atendendo , em média, 12 solicitações mensais.

Para Associados
Organiza eventos científicos (cursos, workshops, seminários entre outros) e bienalmente seu Congresso Nacional, objetivando a aproximação dos especialistas brasileiros e o intercâmbio de informações científicas, dando destaque a assuntos que estejam na fronteira do conhecimento e para as inovações científicas e tecnológicas no campo da Alimentação e Nutrição, com número de participantes entre 1.000 e 1.200, sendo, em média, 81% e 19% profissionais e estudantes, respectivamente. Mantem no programa cerca de 8 convidados estrangeiros.
Para todas as suas atividades a SBAN tem contado e espera continuar contando, com o apoio de seus associados, condição sine qua non para o cumprimento de seus objetivos.
 
 
Atenciosamente,

Dra. Olga Maria Silverio Amancio
Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição – SBAN
 
 
 
 
A visão da SBAN para a interação com o Setor Privado, estabelecida em sua Política de Relacionamento, Colaboração e Patrocínio com o Setor Privado disponível no link http://www.sban.org.br/posicionamentos/42/politica-de-relacionamento-colaboracao-e-patrocinio-com-o-setor-privado, ocorre com empresas locais, nacionais e internacionais que reconheçam e apoiem ativamente o direito humano a alimentação adequada e outros tratados de direitos humanos relevantes (tais como a Convenção sobre os Direitos da Criança (CRC) e a Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Contra Mulheres (CEDAW). Aqueles aspectos do direito humano a alimentação adequada que abordam desenvolvimento sustentável e questões de qualidade da comida/bebida são particularmente relevantes.

logo
Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição – SBAN
Rua Pamplona, 1119 – Cj. 51, Jardim Paulista
São Paulo / SP – CEP: 01405-001
11 3266.3399 | sban@sban.org.br | www.sban.org.br