Notas Técnicas

Voltar para as notas ténicas
Notas Técnicas

Nota Técnica nº 42/2020 do MAPA

Nota Técnica no. 42/2020 do MAPA

 

A Nota Técnica no. 42/2020/DAEP/SPA do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem como foco central a solicitação, ao Ministério da Saúde, de revisão do Guia Alimentar para a População Brasileira.  

Os guias alimentares são orientações dietéticas para o público, se constituem em componente da política de saúde e se baseiam no conhecimento científico å época de sua elaboração (1). Considerando que a Medicina e a Nutrição são ciências dinâmicas (que não têm ainda perfeitamente conhecidos todos os seus fenômenos), é compreensível que vários países revisem periodicamente seus guias alimentares. Inclusive os Estados Unidos ao publicar, já estipula a data de atualização: Dietary Guidelines for Americans 2015-2020, to be updated in 2020; vale ressaltar que esta atualização compreende 3 estágios, sendo o primeiro a revisão da evidência científica atual (2).   

Dessa forma, a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) conclui que revisões são necessárias, com ampla participação de atores da academia, associações, profissionais das áreas da saúde e da tecnologia de alimentos e do governo, sendo condição sine qua non, que as discussões sejam desenvolvidas estritamente sob a ótica científica. 

 

Referências bibliográficas

1. Commonwealth Department of Health. Dietary guidelines for Australians. Canberra: Australian Government Publishing Services, 1982.

2. Dietary Guidelines for Americans 2015-2020. Available: health.gov/our-work/food-nutrition/2015-2020-dietary guidelines/guideline

 

Torne-se um associado SBAN

Faça parte da nossa equipe de associados e tenha vantagens exclusivas.