BLOG SBAN: Alimente-se com ciência

Importância da associação do zinco na diarreia aguda e reidratação oral

Publicado em: 15/09/2020 Autor: Patrícia Ruffo*

_______

Photo by Johnny McClung

A diarreia é a 4ª causa de mortalidade infantil no mundo, sendo responsável por 18% de todas as mortes em crianças com menos de 5 anos de idade. Em geral as crianças têm 3,2 episódios de diarreia por ano. Com a mudança no cenário mundial caracterizada por menor ocorrência de diarreia por cólera e maior ocorrência de diarreias virais, surgiu uma preocupação em relação à concentração de sódio da solução padrão da OMS, que seria muito elevada em relação às perdas observadas nas diarreias virais.  Estudos confirmaram o benefício do uso de soluções com concentração de sódio de 60-75 mEq/L, nas diarreias não coléricas, uma vez que as crianças apresentavam menos vômitos, menores perdas fecais, menor duração da doença e menor necessidade de hidratação venosa.

Um outro avanço do manejo das doenças diarreicas diz respeito a suplementação de zinco.  A recomendação da associação de zinco aos líquidos de hidratação e reidratação atende a frequente presença da deficiência de zinco em diversas populações. O zinco tem importantes funções bioquímicas e fisiológicas, sendo responsável por processos de crescimento, transcripção, alocação gênica, interações proteicas, secreção de hormônios (insulina), e sinalização celular, entre outras. A deficiência de zinco está associada a lesões de pele tipo seborreicas, redução do crescimento, anorexia, atraso da puberdade, hipogonadismo, infecções, alopecia, diarreia, glossite.

O zinco tem importante ação sobre o intestino saudável e agredido, pois preserva a membrana celular, restaura a integridade da barreira mucosa, promove a atividade enzimática intestinal, produção de anticorpos contra patógenos intestinais, promove a proliferação de linfócitos T (células do sistema imune).

O zinco é amplamente distribuído na natureza, sendo a principal fonte proveniente das carnes, peixes e crustáceos. A ingestão segura recomendada é de 2 mg/d em crianças menores de 6 meses até 40 mg/d em adultos.

A suplementação de zinco está associada a redução dos episódios de diarreia e pneumonia. O uso de zinco 5 mg/d está associado a menor mortalidade em crianças em diversas faixas etárias.

Em resumo a solução ideal de reidratação para diarreia é isotônica, com baixas quantidades de glicose e sódio, suplementada com zinco. Essa solução promove a recuperação da mucosa intestinal, aumenta a produção de anticorpos para patógenos intestinais. Essa estratégia está associada a menor tempo de hospitalização, menor mortalidade e redução dos custos hospitalares.

*Patrícia Ruffo é Nutricionista, Msc. Profissional pela Universidade São Camilo e membro da Diretoria da SBAN.

 

Ganho de peso infantil durante a pandemia

Publicado em: 01/09/2020 Autor: Lara Natacci*

_______

Photo by Studionone

O fechamento das escolas, a suspensão das atividades esportivas e o consumo de alimentos com maior densidade calórica, podem contribuir para um ganho de peso das crianças nesse período de isolamento social.

Alguns estudos já referiram que crianças, principalmente as que já estão acima do peso, costumam ter uma alimentação mais pobre em nutrientes e rica em calorias durante o tempo em que passam em casa, nas férias. Isso pode acontecer pela mudança na rotina associada a uma menor movimentação do corpo.

Como a retomada da forma regular de ensino ainda é incerta, são necessárias abordagens inovadoras para prevenir os riscos de obesidade infantil.

Um grande e recente estudo avaliou comportamentos que apresentam relação significativa com o aumento ou com a prevenção da obesidade infantil. Segundo a pesquisa, os comportamentos mais relacionados seguem abaixo:

• Exercício físico: recomendação de 300 minutos por semana – reduz o risco de obesidade infantil em 30%
• Tomar café da manhã diariamente – reduz o risco de obesidade infantil em 34%
• A pesquisa também aponta um fator protetor para o excesso de peso infantil no consumo frequente de frutas, verduras e legumes, além do hábito de se fazer lanches entre as refeições.

Quanto aos fatores que induzem a obesidade infantil, podemos citar:

• Ver televisão mais de 2 horas por dia – aumenta o risco em 42%
• Consumir bebidas açucaradas 4 ou mais vezes por semana– aumenta em 24%
• Ter um sono insuficiente – aumenta em 26%
• Para os adolescentes, fumar – aumenta em 17%

Seguem então recomendações para se evitar o ganho excessivo de peso entre crianças e adolescentes:
• Incentivar a prática de exercícios físicos, no mínimo 300 minutos por semana
• Estimular o consumo frequente do café da manhã
• Priorizar a ingestão de verduras, legumes e frutas
• Planejar lanches entre as refeições
• Limitar o tempo de permanência na frente da televisão para menos de 2 horas
• Limitar o consumo de bebidas açucaradas para 3 ou menos vezes por semana
• Proporcionar sono adequado.

Vimos que a prevenção da obesidade infantil envolve vários aspectos. Mas devemos considerar que pequenas mudanças, quando mantidas, já podem trazer excelentes resultados. Então é hora de começar devagar, com o que é possível.

*Lara Natacci é Nutricionista, Doutora pela USP, Diretora Clínica da Dietnet Nutrição Saúde e Bem-estar e membro da SBAN.

 

Influência do hábito alimentar sobre o estresse, ansiedade e depressão

Publicado em: 15/08/2020

_______

Saiba Mais +

Benefícios do processamento do leite

Publicado em: 01/08/2020

_______

Saiba Mais +

Boa nutrição ajuda a sua saúde imunológica

Publicado em: 15/07/2020

_______

Saiba Mais +

Compostos fenólicos nos alimentos e proteção celular

Publicado em: 01/07/2020

_______

Saiba Mais +

Como a alimentação pode ajudar no aumento de massa muscular

Publicado em: 23/10/2019

_______

Saiba Mais +

Precisamos conversar sobre a saúde e a alimentação dos futuros pais

Publicado em: 24/09/2019

_______

Saiba Mais +

A gordura trans e a sua saúde

Publicado em: 14/08/2019

_______

Saiba Mais +

Vitaminas: para cada deficiência, vários problemas

Publicado em: 30/07/2019

_______

Saiba Mais +

Torne-se um associado SBAN

Faça parte da nossa equipe de associados e tenha vantagens exclusivas.